Retorno presencial da UNIPAMPA

   Nos últimos dois anos, a pandemia de COVID-19 impactou de diferentes maneiras as nossas vidas, seja de forma mais direta, seja de forma menos direta. Frente a esse cenário, desde que se confirmou que se tratava de um vírus altamente infeccioso e contagioso, a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) cancelou suas atividades presenciais, pensando na proteção de discentes, docentes e terceirizados.

   O período entre março/2020 até abril/2022 foi repleto de dúvidas, incertezas, angústias e instabilidades. As atividades da universidade se deram de forma remota por longos dois anos, a instituição que sempre estava tão cheia, com corredores movimentados, laboratórios com discentes realizando suas pesquisas, biblioteca recebendo alunos e a cantina e o Restaurante Universitário (RU) sempre servindo como um espaço de integração e de relaxamento antes do outro turno iniciar, de repente, ficaram vazios. 

   Felizmente, em um momento um pouco melhor, com grande parte da população vacinada, os índices de infecção caindo gradativamente ao longo dos dias, e em um momento em que é possível retomarmos o contato humano, a Unipampa voltou.  No dia 25 de abril de 2022, nosso Campus abriu as portas para a comunidade acadêmica, os corredores voltaram a ser movimentados, e as interações a acontecer presencialmente.

   “É uma alegria poder reabrir as portas da universidade e receber esses jovens cheios de alegria e esperança depois de todo esse distanciamento que nos trouxe vantagens e desvantagens. Esperamos que esse retorno sirva para estreitar laços, aprofundar relações e ampliar ainda mais nossas pesquisas e projetos. Organizamos uma Acolhida Universitária que acontecerá na próxima sexta-feria (29), com diversas atrações, apresentações no planetário, roda de conversa, entre outros” afirma o Diretor do Campus, Alessandro Carvalho Bica.

  Vale destacar, ainda, que as medidas sanitárias, em partes, permanecem sendo seguidas pela instituição, a apresentação da carteira de vacina foi exigida no ato da solicitação de matrícula e o uso de máscara é facultativo.

 

“É preciso ter esperança do verbo esperançar […]!”

Publicado em 26/04/2022, em Notícias.