Projeto Diálogos sobre História da Educação e Formação de Pesquisadores em Tempos de Pandemia chegou ao fim
No dia 7 de dezembro de 2021, última terça-feira, ocorreu o último encontro da 2ª Edição do Projeto de Extensão Diálogos sobre História da Educação e Formação de Pesquisadores em Tempos de Pandemia, que contou com a participação da Profª Dra. Alexandra Lima da Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, (UFRJ-RJ). Em sua fala, a doutora em Educação divide a sua trajetória em antes e depois da sua contaminação por Covid-19 e aponta os exercícios feitos durante a pandemia de Coronavírus.
Alexandra ressalta que o interesse pela pintura surgiu durante o período de isolamento social, juntamente com a escrita de livros infanto-juvenis. Dentre suas obras literárias foram citados os títulos “As Rosas que o Vento Leva”, Flores de Ébano, “A Viagem de Violeta” e “Celular”. O canal no YouTube academicamente viável também foi criado durante a pandemia de Covid-19, sendo motivado pela necessidade de espalhar conhecimentos acadêmicos igualmente pela comunidade externa à universidade.
Ademais, a Profª Dra. revelou o surgimento da temática racial como objeto norteador de suas produções acadêmicas e independentes, bem como apresentou o atual projeto, que analisa autobiografias de pessoas que vivenciaram o período da escravidão.
Atualmente, a professora Alexandra atua como chefe do Departamento de Ciências Sociais e Educação, conselheira universitária, professora associada na Faculdade de Educação da UERJ e professora permanente no ProPed/UERJ, além de Procientista da UERJ desde 2017.