2ª Edição Projeto Diálogos sobre História da Educação – 2º encontro
No dia 22 de junho de 2021 aconteceu o segundo encontro da 2ª Edição do Projeto de Extensão organizado pelo Grupo de Pesquisa em História da Educação, Repositórios Digitais e Acervos Históricos (PHERA-UNIPAMPA), Diálogos sobre História da Educação e Formação de Pesquisadores em Tempos de Pandemia, coordenado pelo professor Alessandro Carvalho Bica, com a fala conduzida pelo professor José Edimar de Souza, da Universidade Federal de Caxias do Sul (UCS).
Edimar intitulou sua fala como Constituir-se pesquisador: memórias, formação e cultura, organizada em torno dos eixos pesquisa, ensino e extensão, e comentou as suas escolhas nos objetos de pesquisa. A conversa conduzida pelo palestrante, embora narrasse o caminho que foi trilhado até se constituir (e continua constituindo-se) como pesquisador em História da Educação, a todo momento buscava relações nas teorias que mobiliza e adota em suas pesquisas.
Os desdobramentos de sua fala se dão a partir da recuperação de sua infância, como um menino bastante ativo, curioso, que aproveitava as reuniões familiares para aprender com os adultos ao invés de brincar com as crianças ao seu redor. Conhecido por brincar em cemitérios, Edimar revisitava caixas de fotografia, visitava bibliotecas e brincava na rua, aproveitando ao máximo as brincadeiras infantis.
Ao ingressar no que hoje chamamos de Ensino Médio, optou por ser professor, e ingressou no Curso Normal – Magistério, cursou graduação em História na Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), participou do Programa de Educação Tutorial (PET), como bolsista, passou pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde fez uma especialização em Gestão da Educação, trabalhou como professor primário de uma escola pública em Novo Hamburgo e, também, foi diretor.
Na sequência, buscando familiariadades com o mundo acadêmico, ingressou no mestrado e no doutorado. Atualmente, é vice-líder do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM) e participa do Grupo de Pesquisa: Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar – (EBRAMIC).