2ª Edição Projeto Diálogos sobre História da Educação – 1º encontro

  No dia 27 de abril de 2021 aconteceu o primeiro encontro da 2ª edição do Projeto de Extensão intitulado Diálogos sobre História da Educação e Formação de Pesquisadores em Tempos de Pandemia, organizado pelo Grupo de Pesquisa em História da Educação, Repositórios Digitais e Acervos Históricos (PHERA-UNIPAMPA), coordenado pelo professor Alessandro Carvalho Bica, com a fala conduzida pela professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, Patrícia Weiduschadt.

  Sua fala teve como título a Autoformação e inserção no campo de pesquisa da História da Educação. Em um tom reflexivo, Patrícia destaca que sua formação se deu com professores pesquisadores e que, em dado momento, nós enquanto pessoas-pesquisadoras, vamos nos misturando com nossas pesquisas, nossas fontes, nossos objetos, e isso refletirá nos pesquisadores que futuramente iremos formar.

  Na sequência, a palestrante recupera algumas lembranças de seu passado na tentativa de traçar uma linha, bastante contínua, que a levou até sua formação de pesquisadora. Dessa forma, apresenta sua primeira experiência docente, nas igrejas, com os cultos infantis e, por conseguinte, sua passagem no Magistério, a entrada no Ensino Superior e a sequência desse processo formativo, resgatando seu(s) objeto(s) de pesquisa.

  Desde 2019, Patrícia é líder do Grupo de Diretório de Pesquisa do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE-UFPel), onde também foi aluna e pesquisadora. Além disso, conta com inúmeras orientações finalizadas, e é coordenadora e pesquisadora nos seguintes projetos: Processos Educativos e escolarização de grupos étnicos alemães e italianos na região de Pelotas-RS (1180-1980) e Acordo de cooperação didática, científica e cultural entre a Universidade Federal de Pelotas e Universita’degli Studi del Molise. Principal ação: doutorado sanduíche de sua orientanda.

 

Publicado em 29/04/2021, em Notícias.