GEEHN presente no 24º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores de História da Educação (ASPHE)

As atividades do 24º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores de História da Educação (ASPHE) que ocorreram entre os dias 24 e 26 de outubro de 2018, no campus da Unisinos, em São Leopoldo, contaram com a participação de 11 integrantes do Grupo de Estudos em Educação, História e Narrativas (GEEHN) que participaram da programação apresentando quatro pesquisas e com o lançamento oficial do Repositório Digital Tatu.
O evento, que pode ser considerado como um dos mais importantes para a área da história da educação no sul do Brasil, representa um intercâmbio de pesquisas e informações para os participantes e, no caso, o lançamento do Repositório Digital Tatu, foi uma oportunidade de aproximar o site de pesquisadores com potencial interesse no acervo. O coordenador do GEEHN, Professor Alessandro Carvalho Bica, lembra ainda que a viagem para participação no 24º encontro da ASPHE começou com uma parada na Universidade LaSalle, em Canoas.
“Fizemos um tour pelas dependências da universidade e tivemos a oportunidade de conhecer de perto as instalações, projetos e oportunidades que a Unilasalle oferece. Além disso, a visita representou uma oportunidade de aproximação entre os trabalhos desenvolvidos pelo nosso grupo e o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPG-MSBC) desenvolvido na instituição”, explica Bica.
Após a visita, o grupo seguiu direto para a Unisinos onde acompanhou a Conferência de Abertura, com o professor Pablo Toro Blanco da Universidad Alberto Hurtado do Chile. Na quinta-feira, durante todo o dia, o Repositório Digital Tatu esteve em exposição por meio dos bolsistas do projeto que demonstravam suas práticas e apresentavam a navegabilidade do site. No mesmo dia, três pesquisas de integrantes do GEEHN foram apresentadas em três diferentes mesas temáticas. E, na sexta-feira, último dia de evento, mais uma pesquisa do grupo foi apresentada, antes da Conferência de Encerramento, que teve como tema História da Educação, patrimônio e Cultura Escrita.

25º Encontro da ASPHE
O GEEHN e a Unipampa, campus Bagé, terão a honra de, em 2019, sediar mais um encontro da ASPHE. A escolha foi feita em assembleia realizada na noite de quinta-feira, 25, e aprovada pela maioria dos presentes. Esta será a segunda vez que o evento acontecerá em Bagé.
“Já estamos começando a pensar nos preparativos e logo a data do 25º encontro da ASPHE será divulgada, bem como mais detalhes sobre a organização”, adianta Bica.

Publicado em 31/10/2018, em Notícias.