Aproximações entre grupos de pesquisa
Entre o extremo gelado e sul do Brasil e o extremo quente e nordeste do país, um laço foi estreitado na tarde de quinta-feira, dia 05 de julho, com o primeiro encontro intergrupos chamado de “Do Pampa ao Sertão: Os desafios da Pesquisa em História da Educação”. A reunião realizada pela internet reuniu pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé, integrantes do Grupo de Estudos em Educação, História e Narrativas (GEEHN), e da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina, integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação no Sertão do São Francisco (GEPHESF).
A pauta de trabalho esteve relacionada com as experiências dos grupos, especialmente, com a criação e manutenção dos repositórios digitais, Tatu do GEEHN e repositório do GEPHESF (disponível em http://gephesf.upe.br/), além da articulação de atividades futuras com possíveis produções e ações em conjunto entre os grupos.
Um novo encontro foi agendado para o segundo semestre de 2018, quando deverão ser encaminhadas novas atividades e intercâmbio entre os grupos.
O GEEHN está à disposição de outros grupos de pesquisa interessados em estabelecer aproximações e troca de experiências.