Do Pampa para o mundo

 A partir das iniciativas do Grupo de Estudos em Educação, História e Narrativas (GEEHN), vinculado à Universidade Federal Pampa (Unipampa), campus Bagé, surge o Repositório Digital Tatu, que tem como objetivo aliar-se aos esforços para a preservação e compartilhamento de fontes históricas, digitalizando acervos e os disponibilizando on-line para pesquisadores interessados em pesquisas relacionadas à história da educação. Já na escolha do nome do repositório há uma referência ao trabalho do historiador que, assim como o Tatu-Mulita, animal característico do Bioma Pampa, região onde se insere a Unipampa, precisa buscar, cavocar ou garimpar suas fontes de pesquisa.

 O líder do GEEHN e coordenador do projeto, Alessandro Carvalho Bica, conta que, atualmente, o grupo conta com o trabalho de cinco bolsistas de iniciação científica da Unipampa, além de reunir alunos da pós-graduação e técnicos administrativos da universidade, totalizando 16 pessoas. Ainda segundo ele, a criação do repositório está contemplada pelo projeto Educação, História e Políticas na região de abrangência da Universidade Federal do Pampa.

 “Iniciamos o trabalho de digitalização por uma coleção de Revistas do Ensino do Rio Grande do Sul, em 2015, e logo percebemos a importância de ampliar nosso acervo digital. Hoje contamos com um site com design mais atrativo e repleto de soluções que valorizam a organização e disponibilização dos acervos, representando um pacote de soluções com aplicativos e plug-ins gratuitos que facilmente poderão ser replicados por outros grupos interessados em digitalizar seus acervos e os disponibilizar na internet”, destaca Bica.

 O Repositório Digital Tatu reúne também as produções acadêmicas dos integrantes do GEEHN e estará sendo atualizado constantemente com novos acervos entre livros, revistas, impressos pedagógicos e fontes iconográficas.

Intercâmbio

 Com o site praticamente finalizado, e o trabalho de catalogação e digitalização das fontes em andamento, os primeiros intercâmbios de informações para a divulgação do trabalho já podem ser registrados, e a notícia da criação do Repositório Digital Tatu chegou ao site do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação no Sertão do São Francisco (GEPHESF) que também conta com um Repositório Digital sobre a história da educação no Brasil.

 A notícia e o site do Repositório podem ser acessos pelo link: http://gephesf.upe.br/repositorio-digital-criado-na-unipampa-campus-bage-disponibiliza-fontes-de-pesquisa-relacionadas-a-historia-da-educacao/.

Publicado em 26/06/2018, em Notícias. Marcado com as tags GEEHN.