Diálogos entre o PHERA e o ARA

  Na tarde desta sexta-feira, 3 de setembro, o Grupo de Pesquisa em História da Educação, Repositório Digitais e Acervos Históricos (PHERA) da Unipampa, reuniu-se com o Grupo de Pesquisa em História da Educação, Instituições e Gênero (GPHEG), da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), para discutir sobre os projetos ARA e Repositório Digital Tatu, ambos espaços virtuais de estudo sobre História da Educação.

  O GPHEG, liderado pela Profª Drª Nilce Vieira-UFMT e representado no recente encontro por Diogo Saucedo-UFMT e Tulio Figueiredo-IFMT, está construíndo o Acervo e Repositório Digital – ARA. Além disso, a possibilidade de realizar um evento científico sobre Repositórios e Acervos Digitais, em 2022, contando com a presença de todos os grupos de pesquisa que tratam da temática História da Educação, também foi levantada na reunião.

  “ARA ou Ar, na família linguística tupi-guarani, expressa tempo, ano. Ara também é um prefixo para designar uma vasta família de abelhas meliponídeas, remetendo-nos às colmeias arredondadas, facilmente encontradas em Mato Grosso, nossa terra. Nosso acervo digital é denominado ARA porque nos inspiramos nas colmeias que povoam, sobrevivem e sobrevoam lugares e tempos em nossas florestas. Nos alvéolos que entrelaçamos, semeamos memórias no tempo”, conta a coordenadora do projeto, Profª Nilce Vieira.

  A equipe do PHERA, atualmente formada pelo Prof. Dr. Alessandro Carvalho Bica, bem como o Analista de Tecnologia da Informação, Tobias de Medeiros, e as discentes Driele Colman, Marina Lopes, Mélanie de Quadro, Raissa Lamadril e Rebeca Aquino, estão muito feliz com o estreitamento dos laços entre esses incríveis grupos de pesquisa.

Publicado em 05/09/2021, em Notícias.